sexta-feira, 25 de março de 2011

seda e nylon

A SEDA – história, características e obtenção


image0032 A SEDA   história, características e obtenção fotos
Ilustração dos imperadores no descobrimento da seda
Se a tendência aponta tanto para o uso da seda, vou falar um pouco sobre o que é a seda, já que esse é um dos tecidos mais imitados no mundo, seja com fibras sintéticas como poliamida e poliéster ou seja com fibras artificiais como a viscose, mas que não terão jamais o glamour que tem a seda.

image0011 A SEDA   história, características e obtenção fotos
A SEDA
A seda sempre trouxe consigo um certo ar de nobreza e até um certo folclore criado em torno da sua história. Conta-se que ela foi descoberta por uma imperatriz chinesa, que tomava uma xícara de chá sob uma amoreira, quando um casulo do bicho-da-seda caiu no seu chá. Ela, ao tentar puxar a ponta de fio do casulo, fez com que fino fio de seda se desenrolasse, amolecido pela água quente do chá. Diz ainda a lenda que a imperatriz fez um fino manto de seda para o imperador.
A fibra produzida pelo cultivo do bicho da seda é, sem dúvida, um dos mais nobres materiais têxteis, que o homem já utilizou para a fabricação de fios e tecidos. Seu brilho, aspecto e toque são próprios e exclusivos.

A seda é muito conhecida por um brilho e toque únicos. Os seus filamentos são um dos mais finos que conhecemos na natureza e, além disso, é uma fibra bem resistente, absorve umidade e suor o que a torna bastante adequada aos climas quentes e “meia estação” como temos no Brasil, mas a qualidade mais importante da seda é exatamente a imagem de nobreza que ela traz consigo desde a época de sua descoberta.
Tais características fizeram com que a seda fosse um material extremamente desejado durante centenas de anos. Por muito tempo o oriente manteve em segredo a sua produção.
Na Idade Média, os nobres chegaram a trocar um quilo de ouro por um quilo de seda. A seda então cruzava por terra caminhos intermináveis para ser comercializada, constituindo o que ficou conhecido pela “rota da seda”.
image0081 A SEDA   história, características e obtenção fotos
A figura a seguir ilustra estes trajetos.
OBTENÇÃO: o bicho-da-seda passa por três etapas de metamorfose: de lagarta, que é o período de crescimento, de crisálida, quando a lagarta se encasula, e finalmente de borboleta, quando fura o casulo e se liberta. No momento da formação do casulo, a lagarta expele um filamento contínuo e viscoso que solidifica ao ar. O casulo é construído com este fio contínuo, que tem entre 1.500 a 3.000 metros de comprimento e é enrolado em torno do corpo da lagarta.
Durante a formação do casulo, o bicho-da-seda move a cabeça continuamente, de maneira a dirigir o fio na forma de uma cápsula helicoidal ou em forma de ovo.
Os casulos normalmente assumem um formato oval, necessário para o desenrolamento no processo de fiação, mas outras formas de casulos podem ser encontradas, algumas impróprios para utilização.
A foto abaixo mostra a lagarta do bicho-da-seda na idade adulta, quando começa a expelir o fio de seda para formação do casulo.
image0091 A SEDA   história, características e obtenção fotos
Esquema biológico da lagarta do Bicho-da-seda
O ciclo biológico do bicho-da-seda, da postura dos ovos à sua eclosão como borboleta, é um processo muito interessante. Dos ovos nascem as larvas, que se alimentam vorazmente de folhas de amoreiras, aumentando em até 10.000 vezes o seu tamanho inicial em pouco mais de 20 dias. Chegando à idade adulta, procura um apoio adequado e passa a expelir continuamente o fino fio da seda, para construção do seu casulo. Dentro desse casulo, passa pela fase de crisálida e transforma-se de lagarta para borboleta. Ao nascer, procura o seu par para o acasalamento, a fêmea bota centenas de ovos, recomeçando o ciclo.
A partir daí, de forma sucinta, é feita uma secagem dos casulos (e da crisálida), para evitar a eclosão e ruptura do casulo e do fio de seda. Passamos então para uma seleção dos casulos, visando a eliminar aqueles defeituosos ou avariados, de modo a se obter uma classe homogênea. Os casulos classificados como ruins podem ser utilizados na fabricação de schappe de seda.
image010 A SEDA   história, características e obtenção fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário